Apresentação

O Arquivo Municipal de Évora coloca à disposição dos seus utilizadores uma abordagem à sua base de descrição documental, ​na intranet da Câmara. O utilizador tem à sua disposição uma lista de classificação documental, que lhe permite fazer pesquisas selecionando a unidade arquivística que pretende.
Em relação à sua função​ patrimonial, o Arquivo Municipal de Évora, custodia, preserva e disponibiliza aos seus utilizadores internos e público em geral, um acervo que, em 2008, é equivalente a 3000 metros lineares. Anualmente, recebe cerca de 30 metros lineares.
Tal documentação, proveniente das mais diversas secções da inst​ituição, possui uma cronologia compreendida entre 1835 e 20​08.

O Arquivo Municipal de Évora, detém ainda uma significativa coleção de legislação: 
          - Legislação portuguesa, compreendida entre 1823 e 1910 
          - Diários do Governo entre 1866 e 1976 
          - Diários da República de 1977 a 2006
Esta legislação está disponível para consulta.

​​Existe um Catálogo online disponível no DocWindow, a que qualquer utilizador interno dos Serviços da Câmara Municipal poderá aceder. Os utilizadores externos deverão dirigir-se ao serviço de atendimento do Arquivo, onde o funcionário lhe disponibilizará a informação.  Dispomos ainda de um serviço de fotocópias, digitalização e microfilmagem.